Tai Chi

O Tai Chi é uma arte que se pratica á mais de 5000 anos na china e não é só uma arte marcial, baseada em movimentos de ataque e defesa, com o pensamento virado para a natureza.  É uma filosofia de vida onde se insere o pensamento filosófico chinês. Como? Na china existem 3 grandes vertentes de pensamentos filosóficos, o Taoista, o Confucionista, e o Budista.

A sensação de tomada de consciência do nosso próprio corpo alia-se a uma paz interior originada pelos movimentos lentos e a respiração consciente, promovendo o bem-estar psicológico que possui propriedades curativas sobres determinados processos psicológicos e doenças crónicas, actuando como calmante de todo o sistema nervoso. Aumenta a concentração e a velocidade dos reflexos físicos e mentais, e com a postura correcta e respiração permite que o movimento do diafragma massaje os órgãos internos ajudando a desintoxica-los e melhorando o seu funcionamento.

A prática de Tai Chi permite um melhor funcionamento dos canais nervosos centrais que se situam ao longo da coluna vertebral. A partir do cérebro o sistema nervoso central controla todos os outros sistemas e órgãos do corpo, melhorando a capacidade digestiva, regula o sistema hormonal e linfático permitindo que o individuo se sinta mais revigorado. Trata-se de um excelente exercício, pois aprendemos a focar o pensamento através da visualização e da coordenação e assim chegar a um estado meditativo de grande harmonia.  Mas é muito importante entender a filosofia por trás do movimento.